segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Pão e circo

Em Roma antiga, houve uma época em que existiam tantos escravos (de guerra) que a miséria predominava as ruas. As pessoas passavam fome, frio, sofriam maus tratos, não possuíam uma casa e disputavam o espaço com cachorros e gabirus.
Para que não ocorressem rebeliões e guerras internas o governo decidiu criar a política do pão e circo. Pegavam os católicos e jogavam dentro do grande Coliseu para “lutar” contra leões famintos. Sim, não sobrava ninguém! E quem ia assistir a esses espetáculos? O povão, aqueles da rua, famintos que ganhavam a cada massacre de Católicos um pedacinho de pão. (sem manteiga ¬¬’), um abuso! A população, como era de se esperar, não percebe o mundo ao redor, não pensa e acaba deixando passar as injustiças, ignorando a política, economia e o direito de cidadãos.
Os anos se passaram e a história correu e o mundo evolui. As pessoas mudaram, a sociedade amadureceu.
Não somos mais enganados e a política do pão e circo, já era há muito tempo.
Pois bem, está ai o maior erro.
Existe um lugar, onde as pessoas vivem na maior miséria (fome, maus tratos, exploração do trabalho infantil, exploração sexual, falta de saneamento básico, péssima educação, saúde precária, corrupção na policia, na política, desvio de verba...).
As pessoas ficam chocadas, porém, diante de tanta coisa ruim, eu não me orgulho em dizer que esse lugar, é onde eu nasci, onde eu cresci, vivo e provavelmente, é o lugar onde eu vou morrer. É o Brasil minha gente.
Ai você se pergunta cadê o circo né? Bem, vou tentar listar algumas interferências que cegam a sociedade.
- Televisão, rádio, professores sem capacidade, bolsa família, saúde para todos, leite das crianças, vale gás, vale dentadura, vale comida a 1 real.
Quer mais?
- Copa do mundo e Olimpiadas de 2000 e não sei quando (realmente não sei e nem quero saber)

Pão e circo!

Agora só falta o bobo da corte. Ou será que não?


Palmas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário