sexta-feira, 4 de março de 2011

Mal do século: M.I

"M.I = Manipulation de information ou como todo mundo conhece, manipulador de informações. "

Há algum tempo atrás, não me lembro bem a data, mas tenho certeza que já comentei com os leitores sobre a política do pão e circo. Esse assunto veio a tona novamente e as discursões giraram em sala de aula e chegamos a conclusão de que o maior problema está nos meios de informação. Tem um tempo que deixei de assistir televisão e ver o noticiário se tornou quase impossível pelos seguintes motivos:

-As informações passadas pela mídia são manipuladas.

-As informações que passam em horários acessíveis são de caráter fútil.

- As informações que realmente importam passam de madrugada.

Para dar continuidade a discursão, tenho vários argumentos que garantem e me asseguram que não estou escrevendo nenhuma calúnia ou fazendo difamação. Só pretendo esclarecer o que realmente acontece e espero que quem leia este texto, tenha a mesma visão que eu, ou que pelo menos chegue perto de algo racional.

Quando me refiro que as informações passadas pela mídia são manipuladas, falo do jogo de palavras e do poder que um simples noticiário tem para colocar uma população contra um determinado assunto. Não podemos esquecer que esse veículo de comunicação é tão poderoso, que consegue melhor do que qualquer um eleger um presidente e logo depois derrubá-lo, detonar empresas e glorificar mocinhos que na verdade não passam de vilões. Ora, não queria citar nomes ou atacar uma determinada emissora, mas como não tenho nenhum cargo público e sou uma joão ninguém, tenho o direito de me expressar. Falo da Rede Globo de comunicações, que é a grande porta voz do governo e de seus próprios interesses, em mover a massa e fazer pouco caso de quem ainda tem um pouco de raciocínio lógico.

Sobre as informações em horários acessíveis, já repararam que o que passa durante o dia e o começo da noite é totalmente descartável? Começamos pelos desenhos de manhã (só se salva os Simpsons e sua crítica incrível), depois vemos no jornal do meio dia como maquiar, pentear os cabelos , dicas nutricionais e a previsão do tempo. Logo mais tem o futebol que não poderia faltar e começa a sessão tortura, ops, sessão da tarde, que insiste em passar e repassar a Lagoa Azul, ou Família buscapé. Para o meu delírio, começa a maratona novela, que nunca trata da realidade, porque nelas os adolescentes dirigem com 16 anos, a classe média tem 3 carros na garagem e a pobre tem os filhos matriculados em colégios particulares, ninguém nunca pega rotavírus e todo homossexual é feito de bobo da corte para divertir a família em casa. No Jornal Nacional o primeiro bloco dá uma leve passadinha sobre problemas políticos e encontros que nunca levam a nada, neste bloco é falado de tudo e ao mesmo tempo nada (como na matéria de IED no Direito). Para fechar a noite, temos o BBB ( Bora Bando de Babacas) liberar geral e fazer fortuna para a emissora. A única coisa que é digno de atenção, é o ultimo jornal que passa na programação, com críticos respeitáveis e que mesmo não dando uma visão geral dos problemas, corta um monte da babaquice sobre gorduras localizadas e o gatinho que ficou preso no telhado da casa da Maria. Porque será que o melhor jornal, com as melhores informações, é passado de madrugada? ACORDAAAA ser humano, é pra você que trabalha o dia todo, das 8 as 20, que chega cansado em casa e que neste horário estará dormindo para pegar o ônibus cheio de pessoas que igualmente á você, estavam dormindo as 1 da manha e que não viu a noticia sobre o escândalo na política, ou sobre as verbas que estão sendo a tempos desviadas do seu bolso. Esse jornal é para o povão né?! Ou será que somente nos é restringido como tirar ressaca com a palma das mãos e como devemos votar bonitinho nas eleições? Bem, cansei de tentar entender porque as pessoas apanham e continuam na mesma, até parece masoquismo, ninguém merece viu.

Antes que me intitulem como falso moralista, digo que realmente, um dia já assisti as novelas, aos programas de fofoca e a toda putaria do bbb, sou uma consumidora de coca cola, de burgue king e de all star. Assisto sim os jornal de 1 da manhã sempre que posso, leio o jornal Le Monde ( Não brasileiro) que trás a melhor visão sobre o que está acontecendo do mundo.

Tenho plena consciência de que a sociedade foi feita para uns serem dominados pelos outros e que a linha que te separa do dominado ao dominante é de aço. Uma das maneiras de se livrar da teia de más informações, é ler. Ler não somente jornais, mas clássicos da literatura, da filosofia. É se inteirar na política e querendo ou não, fazemos parte dela. Mas a grande decisão é se você quer fazer parte da massa ou se quer ser uma exceção. Pare de apanhar e reaja, nós fazemos a diferença.

Um comentário:

  1. Oi Má!!!
    Tem selinho especial para o Dia Internacional da Mulher no meu Blog!!
    Pega lá teu presentinho!!

    Bjs

    ResponderExcluir