quinta-feira, 29 de abril de 2010

Apático, sim ou não?!

Como combinado, fui ao 4° Papo universitário, que rolou no dia 28/04 ás 19 horas no teatro Paiol em Curitiba. Os temas que estavam em pauta, foram: Diários secretos e apatia juvenil. A algum tempo venho escrevendo sobre politica em meu blog e a alguns post anteriores, escrevi sobre os jovens curitibanos que invadiram a câmara legislativa, (paguei um pau). Bem, o assunto da noite girou basicamente na impunidade na politica, e sobre o que os jovens achavam disso. Com a presença de convidados que entendiam do negócio, foi mais do que esclarecido que, essa apatia juvenil é algo ilusório! Os jovens fazem politica o tempo inteiro, e se falta  iniciativa, é por falta de organização e principalmente, falta de apoio.
Não podemos esquecer, que a responsabilidade de correr atrás de um futuro melhor, não é somente dos adolescentes. E cadê os tais Adultos?! os idoso?! a mídia?! enfim, não vou continuar, pois a lista de responsáveis é infinita. Cheguei a conclusão de que para determinadas politicas, nós somos apáticos sim! Não sei ao certo explicar o porque desse descaso, não sou nenhuma Doutora para explicar sobre isso, mas posso dar a minha visão como adolescente pronta para votar. A impunidade e aquela leve impressão(?) de que tudo vira pizza, acaba desanimando. Espero que esse ultimo escândalo dos Diários secretos, não seja deixado de lado com a chegada da copa do mundo, ou com outra qualquer data comemorativa. (isso sempre acontece).
Agora, o que me deixou mais triste, é saber que eu nasci, cresci em uma família altamente politizada. Leio jornal desde meus 10 anos, sem contar naqueles clássicos da literatura brasileira que hoje me embrulham o estômago. E enquanto eu recebia todo um conteúdo para formar esse sentimento de cidadã segura dos meus direitos, atos e deveres, muitos amigos meus nem sabem ao certo quem foram os "caras pintadas", muito menos quem realmente foi "Machado de Assis". Ai eu lhe pergunto, como um jovem que nem sabe em que planeta vive, tem consciência para votar e escolher o seu representante (se é que eles sabem que o politico é um representante). É altamente depressivo saber disso e não ter forças para a tal esperada mudança.

E depois de um post gigantesco, volta a Mayã normal para o recadinho sensacional da semana. Então vamos lá: Me fud@ na prova de História do Direito e tenho que tirar somente 9 na próxima para ficar na média *----* lindo de ver, adoro o meu professor e o seu senso de justiça, e cinismo. Ele é uma figura!  Estou á 4 dias sem dormi direito, e isso me deixa em pleno bom humor. Para melhorar minha vida, tenho prova amanha e eu estou estudando?! Nãao, estou escrevendo no Blog. Super inteligente!

Ah, voltando ao assunto da apatia, dei entrevista pra RPC  e eu simplesmente não consigo entender de onde eu tirei tanto *importante* da cabeça, olha que no meu normal quase nem falo isso (mentira). Debate: importância do voto consciente

Agora por final (tô acabando) deixo uma reflexão.
Se nós jovens vamos atrás de punir quem realmente merece,  jogamos ovos , derrubamos portões e xingamos políticos safados, somos: vândalos, sem noção, rebeldes sem causa.
E se nós, ficamos parados, não mostramos a nossa opinião, não participamos dessa putaria toda e deixamos a festa rolar, somos: apáticos.

E agora, como faz? Ser ou não ser? Eita crise existencial.

2 comentários:

  1. NOSSA, adorei o seu post! Eu também estou escrevendo um post sobre política (sim, eu escrevo meus posts numa folha de papel antes de passar pro blog!) e pretendo postá-lo logo mais. Eu acho importante falar sobre política em tempos de eleição, principalmente porque as pessoas ficam achando que "político é tudo igual", então vota em qualquer um mesmo. Aliás, é mais ou menos esse o tema do meu post, a ideia do "rouba, mas faz". Muito interessante mesmo :)

    Ah! Deixa eu te perguntar, você faz Direito? É que eu vi que você disse que foi mal na prova de História do Direito... e eu vou prestar no fim do ano pra Direito! *-*

    Bom, a gente se ve nos próximos posts :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro política, acho que faz bem pra alma hehe' quando você postar o seu texto, pode ter certeza que eu irei lá conferir *-* nhói, Faço Direito sim. Pra falar a verdade faço Direito e Tecnico em Biotecnologia, tudo haver (n. Comecei esse ano e foi amor a primeira vista, espero que seja assim pra você também. o/

    té mais.
    bjão

    ResponderExcluir