sábado, 1 de maio de 2010

Racional

Em uma aula de Sociologia Jurídica, quando debatíamos sobre o Racionalismo, chegamos á algumas distinções. Primeiro que os filósofos empiristas são racionalistas também. Ora bolas, ser racional é ser um Ser pensante! Então como pode alguns professores dividirem tão mal, colocando os empiristas e os racionalistas separados, se um faz parte do outro?(vai entender )
Para deixar a questão mais clara, existem dois tipos de racionalismo. Um é o racionalismo ideológico, aquele racionalismo que provinha do mundo das ideias. E o racionalismo empírico, aquele que provinha do mundo das experiências, sentidos. Poderia passar o resto do post citando os principais filósofos de cada lado, mas meu foco irá ser apenas em 4. De um lado, Platão e Descartes e do outro Aristóteles e Locke.  Voltando á aula de sociologia, a professora (linda, maravilhosa, me dá um 10 *-*) fez a seguinte observação. Pegou uma frase conhecida "Penso, logo existo" de Descartes e colocou-a como sendo a representante  dos idealistas. E logo depois distorceu essa frase para ficar de acordo com os empiristas " Existo, logo penso". É ai que a coisa complica!
Me peguei pensando e tentando fazer a minha própria análise. "Penso, logo existo" está relacionado ao fato de você pensar. Então quer dizer que se eu penso, é porque eu existo. (grande descoberta, um tanto idiota, mas pare pra pensar). E se eu não pensar, eu não existo?! Será mesmo que o fato de existir depende diretamente do pensar?!
"Existo, logo penso" me pareceu um pouco mais lógico. Se eu existo, eu penso. Se eu não existir, não irei pensar. Curto e grosso, do jeito que gosto! Bem, como eu não sei se depois que deixamos de existir continuamos pensando, eu prefiro ficar com a ideia do que é mais palpável.
Não querendo discordar com Descartes (e nunca faria isso), mas esses assuntos de pensar, pensar, e pensar novamente, estão me deixando mais confusa. Chega a sair fumacinha da cabeça, e em certas horas eu preferia ter o cérebro de uma ameba, ou seja, nenhum.


Enfim, ainda bem que coloquei isso aqui, porque realmente estava me incomodando. E confesso que as chances do sono não chegar e minha cabecinha ficar trabalhando à mil em torno disso são grandes. Mas chega uma hora que confunde tudo, ai eu resolvo tentar analisar outra coisa, como por exemplo: Porque insisto em ficar vermelha em situações embaraçosas?.
Bem desisto, existem coisas que são difíceis de explicar.

3 comentários:

  1. Interessante o post,mas pense da seguinte forma:

    1°.Existo,logo penso: Você sabe que para caminhar,você deve colocar uma perna a frente da outra,e assim sucessivamente,(tá e dai),mas lhe pergunto,quando você caminha,você "pensa"-vou colocar a perna direita a frente da esquerda,e depois a esquerda a frente da direita,...-inconscientemente,da mesma forma que você faz isso em varias outras atividades,você "não pensou" para fazer isso(você,meio que fez involuntariamente).

    2° Penso,logo existo: mesmo esquema que antes,você caminhando pela rua -perna direita a frente da esquerda,(bla,bla,bla)-,mas ai de-repente você vê um buraco na rua,você analisa a situação, raciocina a melhor possibilidade para não cair no buraco,você não fez inconscientemente,você percebeu sua "cabeça" pensando.

    O "penso,logo existo" acredito referir-se ao fato de você tomar conhecimento sobre o pensamento,você toma consciência dos fatos ao seu redor e em um todo,você faz coisas pensando e não pelo simples "reflexo".

    obs.:acho ser isso que eu queria dizer.....

    ResponderExcluir
  2. nhê, eu ainda continuo confusa quanto as duas definições, hehehehe' mas faz parte. Um ou o outro, faz pensar bastante.
    Obrigada pela opinião *-* são sempre bem vindas.

    ResponderExcluir
  3. é verdade, O Cortiço é bem detalhista porque
    faz parte do Realismo... também já tinha come-
    çado a ler duas vezes, e só agora é que tô
    curtindo realemente! :]

    sobre o seu post.. achei muito interessante,
    mas um pouco complexo pra eu parar e analizar
    agora, visto que acabo de chegar de uma pales-
    tra de duas horas sobre Iracema.. hahaha
    Se eu for parar pra pensar.. também terei boas
    chances de não conseguir dormir pensando nisso!
    hahaha

    Beijos, querida :)

    ResponderExcluir