terça-feira, 7 de setembro de 2010

E o grande problema é pensar?

O porque disso e qual o significado daquilo.
Cheguei a conclusão que o grande problema do ser humano é pensar. Seria possível viver no automático e nem por um momento pensar nos porquês da vida?
As pessoas desde pequenas foram ensinadas a procurarem respostas, procurando nas religiões, na ciência ou simplesmente se conformando com as poucas respostas e seguindo em frente até o fim de seus dias. O sentimento de falta prevalece.
Quando eu era mais nova, me apeguei a religião. Isso para alguns amigos meus chega a ser engraçado, mas eu já participei de um circulo, já rezei, já fui na evangélica, na católica, na espirita, em terreiro de umbanda e aprendi a respeitá-las e respeitar principalmente quem resolveu segui-las. Mas para mim não deu mais. Muitas perguntas e poucas respostas. E quando elas vinham, acabavam sendo superficiais e complexas. Não que o mundo não seja complexo, mas sempre precisei de respostas concretas.
Resolvi me apegar a algo mais concreto, me apeguei a Ciência. Lá eu tenho todas as respostas, só que algumas acredito eu por já ter passado pela catequização, fica difícil de engolir. Eu até queria acreditar cegamente em qualquer balela em que me submeterem, mas ai vem aquela perguntinha, mas porque? E afinal, porque eu tenho mesmo que acreditar?
Não posso negar que sinto uma enorme curiosidade em saber como tudo funciona, e apartir do momento em que eu percebo como as coisas realmente são, me decepciono mais. Acho que deveria fazer Psicologia ao invés de Direito, mas vai saber né, sonho é sonho. Criei um caminho e estou compreendendo melhor o sentido das coisas. Quando sinto a necessidade de aprender, corro e leio, mesmo que seja leitura inútil, eu leio, creio no conhecimento dos homens e apartir desse conhecimento eu faço o meu próprio. Vivo em constante mudança e a cada livro que eu leio, cada conversa, cada experiência, eu me sinto mais forte, mais preparada e quem sabe um dia eu consiga me preencher.
Acredito no milagre da PCR, em clonagens, em acasos. Acredito no valor do ser humano, na vontade e oportunidade de mudar o mundo. Creio em mim mesma, no controle do meu corpo e na força de vontade por buscar algo sempre melhor.  Acredito que o coletivo modifica a história, mas o individual é quem realmente a cria. Cada pessoa uma história, cada indivíduo uma consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário