sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SER E ESTAR.

Todo mundo acaba se perdendo e esquecendo que ser estar não são a mesma coisa. E por incrível que pareça eu fico imensamente feliz em saber dessa diferença. Primeiramente que quando você é, você simplesmente é! Parece lógico isso, mas vamos complicar um pouquinho as coisas. A palavra SER, quer dizer que é algo definitivo, você não pode mudar a condição dessa coisa, e nem muito menos mudar a serventia daquilo. Por exemplo, os vínculos de sangue, mãe e pai, irmãos e toda a parentada, eles ganham o prêmio da denominação do ser. Eles são seus parentes, seu sangue e por isso você não pode mudar esta condição e mesmo que tente é algo impossível de fazer. 
Passando para a palavra ESTAR, é classificada como temporária, pois esta coisa ou pessoa está temporariamente cumprindo o papel que lhe propuseram. Dificilmente você irá transformar algo que simplesmente é temporário para definitivo. Se ele nasceu para ser temporário, quer dizer que se por acaso se tornar definitivo, ele não estará cumprindo e seguindo a lei das coisas. Se você está achando isso tudo muito irreal, já mostro a vocês onde eu quero chegar. 
Quando se está namorando, ou até mesmo em um casamento, temos a mania de nos referimos a pessoa como se fosse nossa, como se ela tivesse nascido pra nós e a sua utilidade é nos agradar e fazer com que nos sentimos bem. Mas a verdade que a condição desta pessoa não é de Ser, e sim de Estar. Ela Está ao nosso lado, ela está nos acompanhando e não é meu companheiro de jornada. Ninguém é de ninguém e se não houver esse vínculo que nos une pelo sangue, o estado a ser empregado é apenas o Estar. 
Ai me vem aquela pessoa chata que não se conforma com as coisas do jeito que elas são e me pergunta: E os amigos verdadeiros? E a alma gêmea? Ai eu como sou muito paciente respondo: amigos verdadeiros estão na condição do Estar, pois de amigo para inimigo é um pulo, basta você cata o namoradinho da guria que ela vira uma jararaca e vai te odiar pelo resto da vida. Já a questão de alma gêmea, se você acha que o mané ao seu lado, que está no momento morrendo de amores por você, não irá te largar quando aparecer uma musa linda, maravilhosa dos cinemas. Essa é a verdade, e é por isso que quando se termina um namoro você não deve ficar cabisbaixa, tristinha achando que iria ser para sempre, porque isso é tudo ficção. Mas olhe pelo lado bom, do mesmo jeito que o manézinho passou, outro irá entrar no lugar dele, você irá se apaixonar novamente e vai até esquecer de tudo o que já passou. E lembre-se, essa pessoa está somente como sendo sua, e não é sua. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário