quarta-feira, 2 de junho de 2010

Jeitinho brasileiro

Pra quem acha que não tem um estudo voltado ao jeitinho brasileiro, se engana. Nessa semana em que estive distante, entre trabalhos meus, alheios e revisões do professor, chegamos á um papo legal, o jeito que o brasileiro tem.
Pois bem, o jeitinho é o modo em que o brasileiro dá para burlar a lei. Ele tem o dom de misturar problemas pessoais com impessoais, e de algum modo, tirar algum proveito da situação. O profissional do jeitinho, são os malandros, aqueles que com uma chavecada conseguem tudo.
Ex: Tenho prova semana que vem, e com certeza, não irei tirar 9 na prova e ficarei para a final. Como eu sou um tanto melo dramática, vou tentar usar o jeitinho com o professor.
- Prof, será que tem como o senhor acrescentar uns 20 pontinhos à minha prova? É que eu passei por um momento de mudança na minha vida e estou longe dos meus pais e do meu cachorro e ando meio deprimida e tenho certeza que isso afetou meu desempenho na prova.
- Ah, mas o sistema não permite, não posso fazer nada pela senhorita. "cara de aé"
-Poxa prof, o senhor poderia usar um pouco o coração, pense se fosse sua filha no meu lugar.
Bem, meu professor como é um cara muito inteligente, bondoso e adora mulheres loiras ( lembrar de pintar o cabelo) provavelmente irá me ignorar. (culpa do cabelo).
Bom, outra forma de se dar bem, é utilizar a carteirada. *coisa feia* mas muitos utilizam. Aquela famosa frase, "você sabe com quem está falando?" é uma forma autoritária e totalmente hierarquizada de se conseguir vantagem.
Ex: uma gravação de um deputado de Brasilia que liga para a policia pedindo uma viatura para resolver um problema com seu carro.
A atendente-  Qual o nome do senhor?
- Sou o DEPUTADO CABO "primeiro nome", PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DF.  *droga, contei shasahshahshahhsa*
A atendente sem muito entender, pergunta novamente e a resposta é a mesma.
Bem, ridículo, mas não me perguntem como escutei isso, e sim, é algo verídico. Mas mudando de assunto, preciso utilizar do jeitinho todos os dias. E logo irei ter que mentir uma doença respiratória, ou mentir minha idade para tomar a vacina da gripe, porque infelizmente, o grupo onde eu me encontro não é de risco ¬¬'' Deputado não morre de gripe. Enfim parei por aqui.

Desculpem a minha demora para postar novamente, mas é eu estava enfrentando problemas com a Internet no lugar onde eu moro. No próximo post eu comento como é morar em uma casa com 19 mulheres .-.

bjos pra quem é de bjos.

Um comentário:

  1. Oi, vou voltar aqui com certeza para ver como deve ser morar com 19 mulheres! o.O"
    ahsuasuhauhuhusaua...
    Vou seguir seu blog. rs.
    ;)
    Ótimo texto!

    ps: o jeitinho brasileiro é insólito!

    ResponderExcluir