sexta-feira, 24 de julho de 2009

Infância perdida.




Vim hoje aqui fazer uma comparação cultural. A parti dessa semana, o assunto que mais irá se prolongar em minha vida, será o tema infância perdida.
Assisti dois filmes. Um brasileiro e um estrangeiro. E nossa, a diferença de valores pregados nos filmes, são totalmente diferentes. O brasileiro “Anjos do sol” é um filme que retrata o mercado sexual no Brasil. Mostrando todo o sofrimento, com cenas fortes e a mocinha sempre tomando no c*, literalmente. É de chocar o filme, porque eles poderiam muito bem tratar esse tema de uma forma muito mais sutil, não precisando cair na mesmice do cinema brasileiro, de sexo, drogas e violência, transtornando quem o assiste e não pregando valores nenhum, ou será que uma criança sendo abusada a todo o momento, fazendo a história girar em torno disso. Você acha que conseguem pregar algum valor?
Pois é, outro filme, “quem quer ser um milionário?” mostra a pobreza, as drogas, violência, prostituição. Sendo que os personagens são crianças na maior parte do filme. Nele mostra perfeitamente como uma criança sem estrutura família pode acabar com a infância e abrir caminhos perigosos. Valores? Sim, mostra que mesmo na pior, existe a esperança, um sorriso, uma amizade. E que o meio influencia, só que não é ele que decide o que você será no futuro. Neste filme, não havia cenas excitando a violência e nem muito menos fazendo os da poltrona revirarem o estomago com coisas horríveis, que não deixaram de existir ao longo do filme.

Todos nós sabemos que existe a prostituição, a falta de estrutura familiar, a exploração infantil, enfim, “n” problemas que envolvem uma criança. É importante sim, vermos filmes que nos mostram a realidade. Mas não precisamos colocá-la como troféu. É deprimente.

Então tá, o recado está dado. Quem quiser assisti, ou já assistiu o “Anjos do sol” , vale a pena assisti também “Quem quer ser um milionário?” e criar um contraponto entre os dois filmes. É bem interessante.
Fica a diga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário